Detalhes e partes de: "pai rico, pai pobre"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pai Rico, Pai Pobre (Rich Dad, Poor Dad)
O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro
Robertt Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Introdução
*** - Mãe! - começou. Era minha vez de ouvir um sermão. - Caia na real! Olhe o que está acontecendo. As pessoas mais ricas não ficaram ricas por causa do estudo. Veja o Michael Jordan e a Madonna. Até o Bill Gates largou Harvard para fundar a Microsoft,e ainda tem pouco mais de trinta anos. Há um arremessador de beisebol que ganha mais de US$4 milhões embora digam que é "desafiado mentalmente".

*** Percebi que estava dando a meu filho os mesmos conselhos que meus pais tinham me dado. O mundo havia mudado, mas os conselhos continuavam os mesmos. Boa formação e notas altas não são mais suficientes para garantir o sucesso e ninguém parece ter sedado conta, a não ser nossos filhos.

*** "A educação é o fundamento do sucesso", disse Robert.

Capítulo 1 – Pai rico, pai pobre
*** Por exemplo, um dos pais dizia: "O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal." O outro: "A falta de dinheiro é a raiz de todo mal."

*** Um pai costumava falar "Não dá para comprar isso". O outro proibia o uso dessas palavras. Insistia em que eu falasse: "O queposso fazer para comprar isso?"

*** Meu pai que logo ficaria rico explicava que ao falar automaticamente "Não dá para comprar isso" seu cérebro pára de trabalhar. Ao perguntar "O que posso fazer para comprar isso?", você põe seu cérebro trabalhando.

*** "Em questões de dinheiro seja cuidadoso, não se arrisque." O outro: "Aprenda a administrar o risco."

*** "Nunca vou ficar rico." E issoacabou acontecendo. Meu pai rico, por outro lado, sempre se referia a si próprio como sendo rico. Ele dizia coisas como: "Sou um homem rico e pessoas ricas não fazem isto." Mesmo que estivesse totalmente quebrado após um revés financeiro, ele continuava a se considerar um homem rico.

*** Observei que meu pai pobre não era pobre por causa do dinheiro que ganhava, que era bastante, mas por causade seus pensamentos e açôes. Quando garoto, tendo dois pais, me tornei consciente de que deveria ser cuidadoso com os pensamentos que decidisse adotar como meus.

*** "Não trabalho por dinheiro", VS "O dinheiro trabalha para mim."

Capítulo 2 – Lição 1: Os ricos não trabalham pelo dinheiro
*** - E melhor que você mude seu ponto de vista. Pare de culpar-me pensando que eu sou o problema. Sevocê pensa que eu sou o problema, então terá que me modificar. Se perceber que você é o problema, então poderá modificar a si mesmo, aprender alguma coisa e tornar-se mais sábio. A maioria das pessoas quer que todos no mundo mudem, menos elas próprias. Mas eu lhe digo: é mais fácil mudar a si próprio que a todos os demais.

*** "Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem odinheiro trabalhar para eles."

*** Observe suas emoções, não reaja a elas. A maioria das pessoas não percebe que está pensando com suas emoções. Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.

*** É como a história do burro que movimenta o carro enquanto seu dono fica balançando uma cenoura à frente de seu nariz. O dono do burro pode estar indo aonde desejair, mas o burro está correndo atrás de uma ilusão. Amanhã só haverá outra cenoura para o burro.

*** Aprenda a usar suas emoções para pensar e não pensar com suas emoções.

Capítulo 3 – Lição 2: Para que alfabetização financeira?
*** A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.

*** Regra Número Um. Você temque conhecer a diferença entre um ativo e um passivo e comprar ativos.

*** "Uma pessoa inteligente contrata pessoas mais inteligentes do que ela mesma."

*** Os ricos compram ativos. Os pobres só têm despesas. A classe média compra passivos pensando que são ativos.

Capítulo 4 – Lição 3: Cuide de seus negócios
*** Qual o tipo de ativo que sugiro a você ou a seus filhos adquirirem? No meu...
tracking img