3 Introdu O Te Rica Gota De Millikan

823 palavras 4 páginas
3 Introdução teórica

Além do papel desempenhado no contexto do desenvolvimento científico do início do século, o experimento da gota de óleo de Millikan, desempenha hoje papel importante no ensino da física moderna; trata-se de um dos clássicos experimentos freqüentemente realizados nos laboratórios de física moderna.
O conceito de uma distribuição contínua de carga sugere que a carga elétrica, como a massa, pode variar continuamente. No entanto, isso não é verdade. Existe um valor mínimo e para a carga, sendo que a carga do elétron é -e e a da próton é +e. O valor elementar para a carga elétrica é o seguinte:

O pioneiro na investigação da carga do elétron foi J.J. Thomson, que descobriu esta partícula em 1897. Com o auxilio do seu estudante Wilson, Thomson determinou a carga do elétron. Então, em 1851, Sir George Stokes mostrou que uma gota esférica, de raio r e densidade, caindo sob a ação de um campo gravitacional g, num fluido uniforme de viscosidade , atinge uma velocidade terminal uniforme.

Com a relação de Stokes em mãos Thomson estimou o raio médio das gotículas.

“A carga total da nuvem de gotículas era medida com um eletrômetro, de modo que a carga de cada gotícula era obtida pela média; o número de gotículas era obtido através de um complicado processo de medidas e cálculos, começando pela medida da velocidade da nuvem e passando pelo uso da relação de Stokes. O melhor valor obtido por Thomson foi da ordem de 1.1x10-19 C”. (SANTOS,2002)

Em 1903, outro estudante de Thomson, H.A. Wilson, executou duas novidades nesse método. A primeira foi à decisão de observar apenas a parte superior de cada nuvem, porque consistia de gotículas menores e que se deslocavam mais lentamente. A segunda foi à introdução de um campo elétrico na mesma direção do campo gravitacional. A carga do elétron obtida com este método oscilava em torno de . (SANTOS, 2002) Em 1907, Robert Andrews Millikan a repetição do experimento de H.A. Wilson.

Relacionados

  • Manual do eletricista
    33941 palavras | 136 páginas
  • Física moderna no ensino médio
    97493 palavras | 390 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas