2902030201/32

3553 palavras 15 páginas
A INCLUSÃO DA PESSOA SURDA: ESPECIFICIDADES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Wilma Pastor de Andrade Sousa1 wilmapastor@gmail.com Resumo
Este texto tem como objetivo discutir a inclusão da pessoa surda no espaço escolar a partir das especificidades que lhes são inerentes, tendo como foco as políticas públicas de educação inclusiva proposta no Brasil. Primeiramente, faremos uma breve retrospectiva do contexto sócio-histórico vivido pelos surdos. Posteriormente, discutiremos algumas questões emergentes que têm servido de barreiras, impedindo que a educação seja acessível, de qualidade e que a pessoa surda tenha uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Inclusão. Pessoa surda. Especificidades. Educação.
LA INCLUSIÓN DE LA PERSONA SORDA: ESPECIFICIDADES EN EL ÁMBITO EDUCACIONAL.

Resumen
Este texto tiene como objetivo discutir la inclusión de la persona sorda en el espacio escolar a partir de las especificidades que les son inherentes, teniendo como foco las políticas públicas de la educación inclusiva propuesta en el Brasil. Primero, haremos una breve retrospección del contexto socio histórico vivido por los sordos. Posteriormente, discutiremos algunos puntos emergentes que han servido de barreras, obstaculizando que la educación sea accesible, de calidad y que la persona sorda tenga un aprendiaje significativo.
Palabras clave: Inclusión. Persona sorda. Especificidades. Educación.

A inclusão educacional da pessoa surda tem sido tratada nos últimos anos a partir de diversos ângulos, e em meio a opiniões nem sempre aceitas por grande parte da comunidade surda. Referimo-nos neste texto, exclusivamente, aos surdos usuários da língua de sinais, visto que o nosso objetivo é discutir as especificidades na inclusão educacional da pessoa surda, que não tem possibilidade de adquirir naturalmente a língua da comunidade linguística majoritária – a língua oral –.
Antes, porém, faremos algumas considerações sobre o contexto sócio-histórico que marcou o processo

Relacionados

  • 2902030201/32
    1931 palavras | 8 páginas