284240440132

874 palavras 4 páginas
Os lusiadas

No canto V,é narrado o episódio do gigante Adamastor,ele aparece quando vasco da Gama e sua tripulação se dirigem ao Cabo das Tormentas,ou Cabo da boa esperança.
Esse gigante da Mitologia grega se apaixona pela Ninfa Télis que o rejeitava.Peleu,o marido de Télis,transformou então o gigante em pedra.
Simbolicamente,esse episódio representa os perigos do mar,perigos esses que os portugueses enfrentaram e ultraássaram,assemelhando-se pela grandeza,ai próprio gigante.
Adamastor era filho do céu e da terra;confrontou-se com jupitér e neturno,aproximou-se por Télis filha de Neréu e Dóris;Dóris promete interceder,dadas as ameaças de Adamastor em conquistar Télis pelas armas;Adamastor desaparece,chorando,emocionado com sua sorte.

Vasco da Gama continua sua narração ao rei de Melinde,apresenta agora no começo deste canto,a largada de Lisboa e o afastamento da armada até ao desaparecimento no horizonte da serra da sintra.
A viagem prossegue normalmente até o passagem do equador,momento a partir do qual Vasco da Gama refere diversos fenômenos metereologicos,tais como súbita e medonhas trovoadas,o fogo de santelmo e a tromba marítima(estâncias 16-23).Chegados à ilha de Santa Helena,os portugueses contactam com um nativo,a quem oferecem vários objetos.Crendo haver conquistado a confiança dos nativos,Fernão Veloso aventura-se a penetrar na Ilha.A certa altura,surge a correr a toda pressa,perseguindo por vários nativos,Vasco da Gama teve que ir em seu socorro,travando-se uma luta entre eles,da qual Vasco da Gama saiu ferido em uma das pernas.
Quando voltaram aos barcos,os marinheiros gozam com fernão Veloso,dizendo-lhe que o outeiro fora melhor de descer do que subir.Este,sem se desconcertos,respondeu-lhe que Conera à frente dos nativos por ter lembrado que os Companheiros estavam ali sem socorro.(estância 24-36).

Personagens

OS PRINCIPAIS SÃO:o narrador e o gigante.
SECUNDÁRIOS:os marinheiros,os nativos,Fernão veloso,os três reis do

Relacionados