283040509080

770 palavras 4 páginas
Os combustíveis fósseis e as energias alternativas O que são combustíveis fósseis:
Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível.
São alguns exemplos de combustíveis fósseis o carvão, o petróleo e o gás natural. Do petróleo, obtêm-se gasolina, gasóleo e outros combustíveis, mas também matéria – prima para plásticos, fibras sintéticos, alcatrão e borrachas sintéticas. Por ser um produto com tantas aplicações é um desperdiço queima-lo.
A origem dos combustíveis fósseis mais aceitável afirma que os combustíveis fósseis foram produzidos através da fossilização de animais e plantas.

Quais os problemas que estão associados à utilização exaustiva dos combustíveis fósseis:
Um grande problema associado aos combustíveis fósseis é o facto de serem finitos, o que faz com que a dependência energética destes combustíveis seja um problema.
Por outro lado, o consumo excessivo destes combustíveis pode ser prejudicial para o planeta. A combustão de combustíveis fósseis produz dióxido de carbono que é um gás de efeito de estufa.
A queima exaustiva de combustíveis fósseis aumenta o efeito de estufa. O efeito de estufa é um mecanismo natural do planeta Terra que impede o planeta de ter uma grande amplitude térmica diurna.

Fig. 1 – Esquema do efeito estufa

Para diminuir o efeito estufa e a utilização de combustíveis fósseis já desenvolveram-se as energias renováveis.

Quais as fontes das energias renováveis existentes:
As energias renováveis são formas de energia que se regeneram de uma forma cíclica numa escala de tempo reduzida. Estas fontes de energia podem derivar directamente do sol (solar térmico, solar fotovoltaico e solar passivo), indirectamente do sol (eólica, hídrica e energia da biomassa), ou de outros mecanismos naturais (geotérmica e energia das ondas e marés).
A fonte da energia solar é o sol, esta energia é extremamente importante para a vida humana e vegetal e também para a

Relacionados