276871510 Resumo de Isomeria

1324 palavras 6 páginas
Isomeria ( Iso:igual ; meros: partes)
Conceito: Fenômeno onde duas ou mais substâncias diferentes apresentam a mesma formula molecular, mas diferentes formulas estruturais e propriedades
Exemplo:

Tipos de isomeria

I - Isomeria Plana
Os isômeros são identificados e diferenciados pelas suas fórmulas estruturais planas. Principais tipos de isomeria plana:
Principais tipos de isomeria plana

01 – Isomeria de função: Isômeros pertencem a funções diferentes.
C3H6O

C2H6O

02 – Isomeria de cadeia ou núcleo: Isômeros pertencem à mesma função, mas apresentam diferentes tipos de cadeia.

03 – Isomeria de posição: Isômeros pertencem a mesma função e tem o mesmo tipo de cadeia, mas diferem na posição de um grupo funcional, de uma ramificação ou de uma insaturação.

04 – Isomeria de compensação e ou metameria (meta: mudança e meros: parte): Isômeros que pertencem à mesma função e apresentam o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição de um heteroátomo

05 – Tautomeria ou dinâmica: É o um caso muito particular de isomeria plana (função) no qual os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico quando em solução. Por esse motivo é chamado, por alguns, de isomeria dinâmica. Existem dois tipos de tautomeria:

Cetoenólica  ocorre entre cetona e enol

Aldoenólica  ocorre entre aldeido e enol.

II – Isomeria Espacial
Os isômeros são percebidos através da análise da fórmula espacial. São dois tipos de isomeria: Isomeria Geométrica ou Cis-trans e Isomeria Óptica.

01 – Isomeria Geométrica ou Cis-trans
1.1 Isomeria geométrica ou cis-trans em compostos acíclicos – cadeia aberta (Cis: mesmo lado ; Trans: transversal)
A isomeria geométrica ocorre quando há dupla ligação entre dois átomos de carbono em uma cadeia acíclica (aberta), unindo-se cada um desses carbonos por ligantes diferentes e também com compostos de cadeia fechada (os ciclanos). Condições para ocorrência da isomeria geométrica:
Cadeias abertas com ligação dupla entre carbonos;
Cadeias cíclicas;
R1  R 2

e

Relacionados