263746561

505 palavras 3 páginas
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação, a geração surgida com a república e aquelas que a seguiram haviam proposto mudanças que se concretizam diante das mudanças sociais verificadas nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, acreditava que as instituições políticas precisavam desabrochar na sociedade brasileira. Fernando de Azevedo ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional; sua atuação foi marcante na divulgação do pensamento liberal em defesa da escola pública de ensino primário para todos. Ao expor suas ideias educacionais, denunciou graves problemas que atingiam o ensino brasileiro, como, por exemplo, o fato de o Governo Federal encarregar-se dos níveis de ensino superior e secundário, que permaneciam acadêmicos e destinados a atender aos interesses da elite, e a falta de um projeto que, de forma mais sistemática, organizasse a educação nacional.
B)
Um dos pontos positivos no Manifesto dos Pioneiros da Educação era de nivelar o conhecimento em relação a educação das classes sociais. O ponto negativo é que o estado tenha responsabilidade de educar a população mantendo o nível de educação que a elite tinha anteriormente. Isso seria muito importante pois se não manteremos o mesmo nível ficaríamos todos nivelados, mas nivelados por baixo (sem qualidade na educação).
C)
A definição e a justificativa para analisar o pensamento de Lourenço Filho estão relacionadas ao caráter inovador de suas ideias e a preocupação apresentada por ele, de que a prática de ensino fosse pautada mais no conhecimento e reflexão e menos em modelos. Para ele, o papel da escola, principalmente o da escola primária, era o de adaptar os futuros cidadãos, material e moralmente, às necessidades vindouras. Busca integrar a criança na sociedade e

Relacionados