26233 Teoria Cient Fica

2181 palavras 9 páginas
DESDOBRAMENTOS DA ABORDAGEM CLÁSSICA

Administração
Científica

Taylor

Ênfase nas tarefas Teoria
Clássica

Fayol

Ênfase na estrutura Abordagem
Clássica da
Administração

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR
A abordagem da Administração Científica se baseia nas tarefas da organização. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos utilizados são a observação e a mensuração. Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas industrias e levar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Frederick Winslow Taylor (1856/1915)
Nesta época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa.

Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados. 1

Primeiro Período de Taylor (1903)
Taylor verificou que o operário médio com o equipamento disponível produzia menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que, se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com a sua capacidade. Surgi então a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência Taylor diz:
1 O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção.
2 Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3 Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequadas.
4 Os empregados devem ser

Relacionados

  • Estatística Sebenta
    72934 palavras | 292 páginas