258483815/03

3862 palavras 16 páginas
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO AERÓBICO E COM PESO
EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS TIPO II

Nésio Elielton Moura da Silva*

RESUMO O presente estudo teve como principal objetivo observar o comportamento da glicemia em indivíduos diabéticos tipo II não praticantes de atividades físicas regulares, integrantes do ESF da Rede Municipal de Inhuma-PI. A amostra foi composta por 04 diabéticos (02 homens e 02 mulheres), com idade entre 40 e 55 anos. O programa de exercício físico foi desenvolvido no período de fevereiro a maio do ano de 2008, três vezes por semana com duração de 60 minutos cada sessão. Foi realizado exercício aeróbico e exercícios com peso (musculação). O método empregado para análise da glicemia foi o Enzimático Colorimétrico Automatizado (Aparelho COBAS-MIRA da Roche Diagnóstica), sendo os valores de referência no soro ou plasma, em jejum, de 70 a 105mg/dl. Houve uma significativa redução na taxa de glicemia e de massa corporal. A atividade física é um importante fator no tratamento da diabetes tipo II.

Palavras-chaves: diabetes, exercício físico e glicemia.

1. Introdução

O Diabetes Mellitus ou diabetes, síndrome de etiologia múltipla, é um distúrbio metabólico causado pela falta de uma substância produzida pelo pâncreas, denominada de insulina. Também pode ser causado pela incapacidade da insulina de exercer seus efeitos, fazendo com que o organismo não consiga obter a energia dos alimentos de forma adequada e aumentando os níveis de glicose (açúcar) no sangue. A hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) é o parâmetro para fazer o diagnóstico e avaliar a terapia.
O Diabetes Mellitus pode se apresentar de formas diferentes (tipo I, tipo II e gestacional), e apresenta os seguintes sinais clássicos e sintomas: poliúria ( o portador urina mais vezes e em maior quantidade do que o habitual ), polidipsia (sede intensa), perda de peso, polifagia (muita fome); esses últimos surgem de maneira abrupta no caso de diabetes tipo I. No caso de diabetes

Relacionados