2561251.

1567 palavras 7 páginas
O tipo de resíduo mais comum e que todo mundo conhece é o sólido urbano, popularmente chamado de lixo. É proveniente das residências, de empresas, do comércio e das escolas. Podem poluir a água, o solo e a atmosfera.
Os resíduos industriais são gerados nos processos de produção da empresa, assim como em indústrias que fazem a distribuição de gás, água e energia.
Já os resíduos hospitalares resultam das atividades desenvolvidas por profissionais da Saúde em hospitais, clínicas, centros de tratamento, em farmácias, etc. É todo material usado para prevenção, tratamento, diagnóstico, reabilitação, em procedimentos invasivos de humanos ou animais.
Por último, os resíduos agrícolas são aqueles provenientes da agricultura, da pecuária e de atividades agrícolas.
Há diversos tipos de destinação para os resíduos. Nos aterros sanitários são levados os resíduos sólidos, como resíduos domésticos, comerciais, hospitalares, da construção civil, da indústria, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.
Já o aterro industrial destina-se a receber resíduos sólidos não reativos, não inflamáveis e com baixa quantidade de solvente, óleo ou água. Pode ser classificado como I ou II, conforme o tipo de licenciamento obtido. Outras destinações são a Reciclagem e a Compostagem.
É claro que os efluentes não podem ser esquecidos. Eles são as águas que foram usadas em atividades domésticas, comerciais, industriais, hospitalares ou agrícolas e contém diversos tipos de resíduos. Seu tratamento é feito por meio das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Abaixo elaboramos uma tabela que mostra o que é gerado conforme os tipos de resíduos, suas fontes e tratamento e disposição final.

Fonte da tabela: Artigo Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade.

Classificação e Tipos de Resíduos Sólidos

Por Caroline Faria

Classificação
Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com a

Relacionados