25407471430

469 palavras 2 páginas
ROMANCE INDIANISTA - JOSÉ DE ALENCAR 10:07 Prof. Ricardo Mees 1 comment
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
O Indianismo O indianismo é o medievalismo “adaptado” do Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para origem nacional e o colocaram como herói. O indianismo resgatava o ideal do “bom selvagem”, segundo o qual a sociedade corrompe o homem, e o homem perfeito seria o índio que não tinha nenhum contato com a sociedade européia. Os primeiros romances surgiram na Europa, já identificados como início da revolução francesa. Destacam-se entre os primeiros europeus: Manon Lescault, do abade Prévost (1731) e a história de Tom Jones, de Henry Fielding (1749).

O romance Indianista

Enquanto o branco era identificado como colonizador europeu, e o negro como o escravo africano, o índio era considerado o único e legítimo da América. Assim, o romantismo brasileiro encontrou no índio uma autêntica expressão de nacionalidade, tanto na prosa quanto na poesia. Vários fatores contribuíram para implantação do indianismo em nossa cultura, entre eles a existência de uma tradição literária indianista do período colonial, cujo representante mais direto entre nós, era o índio.

O Romance brasileiro e a busca nacional

Nas décadas que sucederam a independência do Brasil, os romancistas empenharam-se em projetos de construção de uma cultura autônoma. Esse projeto exigia dos escritores o reconhecimento da identidade de nossa gente, nossa língua, nossa tradição e também das nossas diferenças regionais e culturais. Nessa busca nacional do romance voltou-se para os espaços nacionais:

* Romance indianista e Histórico; (a vida primitiva)
* Romance regional; (a vida rural)
* Romance urbano; (a vida na cidade)

Identificados como a selva, o campo e a cidade. Tendo como principal difusor José de Alencar.

José de Alencar

José

Relacionados