22887741698578/895/*8+9657/4587*8

3128 palavras 13 páginas
UM BREVE OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO MARXISTA:
APONTAMENTOS PARA UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO MARXISMO

Menezes, Jean Paulo Pereira de Menezes*.

RESUMO: A proposta deste artigo é de realizar alguns apontamentos sobre a história do marxismo, focalizando-o na passagem do século XIX para o XX. E, ainda, contribuir para o debate sobre história e marxismo nas universidades brasileiras.
PALAVRAS-CHAVE: História – Marxismo e Tradição.

ABSTRACT: the objective in the accompanying story is bring forward couple points of view about the history of Marxism, fiocus attention into the passageway of 19th century for of 20th century. And contribute for of debate about history and Marxism in brazilians universities.
KEYWORDS: History – Marxism and Tradition.

1. INTRODUÇÃO Frequentemente observamos no meio acadêmico uma pontual confusão a despeito do marxismo, ou seja, da tradição marxista e até mesmo por conta disso, uma visão equivocada da própria proposta marxiana. Este fenômeno seja talvez um desdobramento da dificuldade em ler Karl H. Marx e Friedrich Engels e até mesmo dos variados marxistas após a Primeira Internacional (Londres, 1864). Um problema que ficará mais saliente a partir da Segunda Internacional (Paris, 1889) [1] entre os marxistas e suas necessidades notórias de reverem variados pontos dos textos marxianos. Principalmente quando nos remetermos ao processo histórico que cunhará ao marxismo uma quase que infinita série de vulgaridades, reduções e insuficiências até o século XXI. Para entendermos mais e melhor este objeto de discussão (o marxismo diante da tradição) se faz necessário alguns outros esclarecimentos: a) a que se refere o termo marxiano; b) o que é a tradição marxista; c) o que é o marxismo vulgar; d) e qual a relação entre eles. Após uma breve introdução sobre estes aspectos, poderemos tratar com maior responsabilidade um tema desta envergadura que é escrever seriamente sobre o marxismo, em especial, a proposta

Relacionados