22434546565

1276 palavras 6 páginas
Anomia a palavra é de origem grega, a + nomos, significa ausência, falta, privação, inexistência, e nomos quer dizer lei, norma, anomia significa, portanto a falta de lei ou ausência de normas de conduta. Quem usou a palavra pela primeira vez foi Durkheim, em seu estudo sobre a divisão do trabalho social. Segundo Robert Bierstedt, o termo tem sido empregado com três significados diferentes:

1 – desorganização pessoal do tipo que resulta em um indivíduo desorientado ou fora da lei, com reduzida vinculação à rigidez da estrutura social ou à natureza de suas normas.
2 – conflito de normas, o que resulta em situações sociais que acarretam para o indivíduo dificuldades em seus esforços para se conformar às exigências contraditórias.
3 – ausência de norma, ou seja, situação social que, em seus casos limítrofes, não contém normas, é em consequência, o contrário de sociedade, como anarquia é o contrário de governo. E resumindo na anomia está presente a ideia de falta ou do abandono das normas sociais de comportamento, indicando desvio de comportamento, que pode ocorrer por ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal. As causas do comportamento anomico. Em qualquer sociedade do mundo vamos encontrar comportamento de desvio, muitos sociólogos têm se empenhado para encontrar as causas do comportamento anomico, por causa entendemos aquilo que determina a existência de uma coisa, a circunstância sem a qual o comportamento não existe. É, pois o agente causador do fenômeno social, sua origem, princípio, motivo ou razão de ser. Eliminada a causa, o fenômeno haverá de desaparecer. Já o fator, embora não de causa ao fenômeno, concorre para sua maior ou menor incidência. O estudo da anomia se preocupa com as causas porque de nada adianta combater os fatores sem eliminar as causas. Pensamento de Durkheim sobre a anomia Durkheim desenvolveu seu pensamento dessa maneira.

1

Relacionados