22

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2015
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo . Junto com o sistema nervoso, elecoordena todas as funções do nosso corpo.
As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulassexuais.
A hipófise fica no centro da cabeça,abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento. É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula ofuncionamento de outras glândulas.
A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento eno ritmo cardíaco.
O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoaemagrece por gastar mais energia. Esse quadro favorece o aparecimento de doenças cardíacas e vasculares ..
O hipotireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina., o metabolismo setorna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente e seu sistema fica mais lento;.
O timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesado organismo do recém-nascido contra infecções. Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até a adolescência, quando começa a atrofiar. Na idade adulta diminui de tamanho, poistem suas funções reduzidas.
As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são:Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as pernas e braços,
Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, liberando mais energia para as células;
Contração dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 22
  • 22
  • 22
  • 22
  • 22
  • 22
  • Missa De 22
  • Semana de 22

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!