2133335455

992 palavras 4 páginas
Inovação no processo Competitivo

As empresas têm cada vez mais obsessão por inovação, e para melhorar seus ganhos nos próximos anos, Inovar vai ser algo fundamental, sobretudo no setor empresarial. Devido à competição – cada dia mais acirrada – as organizações precisam produzir continuamente melhores produtos e serviços, dotados de tecnologia e que sejam inovadores. Quando bem aplicada, a Engenharia de Inovação é responsável pelo sucesso de inúmeras organizações.
Segundo o coordenador da pós-graduação em Engenharia de Inovação e Melhoria Contínua do Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), José Henrique Diniz, esse é um novo conceito desenvolvido pelo Instituto. Para ele, essa especialidade capacita os alunos na filosofia de que inovar é preciso. Mais do que isso: “demonstramos, com exemplos práticos, que as organizações que ainda não se preocuparam com essa questão, estão fadadas ao fracasso”.
Para Diniz, essa modalidade de engenharia trata em primeiro plano da boa compreensão do conceito de inovação a fim de que os profissionais possam aplicá-lo. “Inovação é a soma de criatividade (algo novo, novidade), com a atitude (ação, empreendedorismo, fazer acontecer) e o resultado (econômico-financeiro e ou socioambiental). Inovação nada mais é do que uma idéia criativa que, trabalhada de forma adequada, gera resultados”, destaca o coordenador.
O papel do líder no processo da inovação e da competitividade é fundamental no processo de inovação, este é um dos pilares, afirma o especialista. Para ele, esse profissional é o responsável por gerir não somente as idéias e ações de criatividade, mas também gerenciar as pessoas com quem trabalha. “O líder deve ser um agente de facilitação, ao mesmo tempo desafiador e capaz de assumir riscos, respaldado por uma estratégia consistente, por ferramentas adequadas e pelo poder decisório. Deve ser acima de tudo, capaz de transformar a empresa aumentando sua competitividade e potencializando seus resultados”, aponta o

Relacionados