208878 TEXTO 4 TIPOS DE PESQUISA CIENT FICA Hotelaria E Get

3300 palavras 14 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CURSOS TECNOLÓGICOS DE TURISMO, HOTELARIA E LAZER

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica
PROFESSORA: Maria Inez Ibargoyen Moreira

MÉTODOS E TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA

Método pode ser definido como um conjunto de procedimentos racionais e sistemáticos para se atingir um fim, um objetivo. Costuma-se dizer que o método é um “caminho” que o pesquisador percorre para “descobrir novos horizontes”, isto é, um meio para a descoberta de novos conhecimentos. Portanto, o método é fundamental para a pesquisa e a sua importância é incontestável, uma vez que nos auxilia na ordenação das etapas da pesquisa e nos dá mais segurança no fazer, no pensar e no agir.
O método consiste na orientação geral para se chegar a um fim, enquanto que a técnica é a forma de aplicação do método. Portanto, método e técnica de pesquisa não significam a mesma coisa, possuem características diferentes. De acordo com Lakatos e Marconi (2006, p. 83), o método corresponde ao conjunto de atividades racionais e sistemáticas que, com maior segurança e economia, possibilita alcançar o objetivo, detectando erros e auxiliando as decisões.
Os métodos costumam ser classificados como métodos de abordagem e métodos de procedimentos. Os métodos de abordagem se caracterizam por possuírem uma abordagem mais ampla e geral, orientando a linha de raciocínio lógico, isto é, a concepção de mundo normatizada e orientada para a condução da pesquisa científica (a escolha do método é orientada por valores culturais, sociais ou políticos). Por essa razão, os métodos de abordagem também são denominados de métodos gerais de investigação ou métodos de base.

1 MÉTODOS DE ABORDAGEM- Indutivo; Dedutivo; Hipotético- dedutivo e Dialético.

- Método Indutivo (Francis Bacon)

Bacon defendia o método indutivo como meio de se produzir conhecimento.
Este método entendia o conhecimento como resultado de experimentações contínuas e do aprofundamento do

Relacionados