2084 8313 1 PB

7371 palavras 30 páginas
AVALIAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE RISCOS NA ATIVIDADE DE
TRABALHO EM PRENSAS
Marcos de Moura Ferreira*
Carlos Eduardo dos Santos Souza**
Cléber Aparecido Ribeiro***
Daniel Batista Galdino****
Gysele Lima Ricci*****

RESUMO: Os riscos no ambiente de trabalho estão expostos frequentemente na execução das diversas tarefas existentes, sendo originados principalmente pela ausência de proteções e dispositivos de segurança nas máquinas e equipamentos utilizados em algumas empresas.
Neste momento é que a segurança do colaborador deve ser garantida, por meio de ações, que contemplam a instalação de dispositivos que atuem de forma preventiva na ocorrência dos acidentes, reduzindo assim as condições inseguras do trabalho e os riscos de acidentes. Este estudo se baseia em um estudo de caso, que teve como objetivo avaliar os riscos físicos nas atividades realizadas em equipamentos de prensas e propor garantias de segurança no trabalho. Essa pesquisa foi realizada na região sul de Minas Gerais em uma pequena empresa do segmento eletromecânico. O trabalho de campo foi realizado em duas fases: a primeira fase teve o propósito de identificar os riscos físicos nos equipamentos de prensas e a segunda fase teve o propósito de propor melhorias de saúde e segurança no trabalho aos colaboradores.
Como principais resultados, observou-se que os riscos de acidentes foram reduzidos, a ponto do colaborador realizar suas tarefas normalmente com segurança e bem estar.
Palavras-chave: Riscos. Segurança. Prensas.

1

INTRODUÇÃO
Com o lançamento do programa brasileiro de qualidade e produtividade em 1990, as

empresas com o propósito da competição internacional do mercado, tiveram seu foco na qualidade do produto, nos sistemas de produção e na certificação da ISO 9000. Com isso, a qualidade do produto passou a englobar também em fazê-lo com segurança e sem acidentes.
A partir deste momento, a responsabilidade pela prevenção de acidentes saiu de um âmbito
*
**
***
****
*****
UNIFEG.

Relacionados

  • plantas fungos vol1
    523561 palavras | 2095 páginas
  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas
  • Resultado
    186411 palavras | 746 páginas
  • Engenharia
    143434 palavras | 574 páginas