208034697 Resenha Livro Historia Em Migalhas

649 palavras 3 páginas
Resenha

O livro escrito por François Dosse relata os principais pontos da historiografia francesa, a publicação da revista annales, e seus principais nomes que a desenvolveram, Marc Bloch e Lucien febrve, dentre outros importantes, que nos explicam como a historia vista como disciplina ultrapassou gerações de pensamento tradicional para ser uma história universal.
No primeiro capitulo o autor descreve como surgiu a revista dos Annales que foi fundada por Marc Bloch e Lucien febrve com a intenção de confrontar a história positivista que era realizada pelos historiadores tradicionais, que mantinham o foco nas pesquisas somente em documentos oficiais e em grandes homens da história, uma história elitista, onde somente os grandes homens poderiam ser estudados, e numa visão histórica, da historia vista de cima, desenvolvida pelos historiadores anteriores.
Com as criticas feitas a escola tradicional, os Annales conseguem derrubar esta corrente de pensamento e constrói uma nova visão, não mais positivista, mas sim universal. François Dosse utiliza o termo, ”a pré historia dos Annales” justamente para poder mostrar como surgiu à nova historia, que por muitos anos foi rejeitada e desejada por alguns historiadores antigos. Nesta perspectiva de renovar a história antes da publicação da revista dos Annales existiram historiadores que defendiam as idéias de Bloch e Febrve, como Henri Berr que tinha escrito alguns artigos defendendo a nova história. Então os fundadores dos annales se aprofundam nas criticas com base nestes trabalhos já realizados anteriormente para conseguir derrubar a escola tradicional. No capitulo segundo o autor comenta como foi a passagem de Marc Bloch e lucien febrve pela historiografia, e como foi o posicionamento deles para tornar a história nova e os grandes acontecimentos deste século. O período entre guerras foi algo muito preocupante, pois a escola de história sofria com os ataques dos regimes de ideologia que a guerra proporcionava para eles e

Relacionados