2039353

487 palavras 2 páginas
Os vírus respiratórios causam doenças agudas em pessoas de várias idades. A pneumonia por vírus é uma doença que acomete pessoas nos extremos das idades, muito novas ou de idades avançadas. Nas crianças o vírus encontra uma via aérea pequena e imatura e com imunidade ainda incompleta, facilitando assim o aparecimento da pneumonia. Nos idosos por sua vez, com sistema imunológico debilitado, e na maioria das vezes é uma reinfecção, e com várias outras comorbidades. Os vírus influenza A e o vírus Sincicial Respiratório são os agentes mais comuns implicados na pneumonia viral.
O influenza A é o vírus mais comum em acometimentos em idosos e o maior em mortalidade. Este vírus gera epidemias em todos os invernos e gera uma infinidade de sintomas respiratórios, incluindo pneumonias. Diversos outros vírus são responsáveis pelo aparecimento de pneumonias virais, tais como, adenovírus, influenza B, parainfluenza 1, 2 e 3, rinovírus e coronavírus.
Os achados clínicos da pneumonia por vírus também leva aos sintomas presentes na pneumonia bacteriana, como tosse, dispinéia, expectoração e dor pleurítica. Existem ainda sintomas não respiratórios que predominam nos idosos, como queda no nível de consciência. Comparando achados da pneumonia viral e bacteriana, foi encontrada uma menor probabilidade de dor pleural na pneumonia viral, bem como uma menor contagem leococitária.
Diversos avanços devem ser buscados nos próximo s anos, relacionados a pneumonia por vírus. O primeiro passo é o contínuo monitoramento de pacientes para identificação de novos vírus. A importância desse monitoramento foi evidenciada recentemente com o aparecimento do H1N1 do vírus influenza. Além deste monitoramento, os avanços devem ser concentrados e métodos de diagnóstico e tratamento.
Os métodos de tratamento usados hoje apresentam falhas, mais de cinquenta por cento dos casos, em pneumonia permanecem sem diagnóstico etiológicos, resultando em prescrições de antibióticos desnecessários. Devido ao

Relacionados