2015316 212248 Trefila O

1105 palavras 5 páginas
Processos de
Trefilação

Por esse processo, é possível obter produtos de grande comprimento contínuo, seções pequenas, boa qualidade de superfície e excelente controle dimensional.

HISTÓRICO
O processo de trefilação foi descoberto a partir do momento, que se verificou a dificuldade de se fabricar fios metálicos com pequenas dimensões, restritamente feitos com metais preciosos, tendo até então sido feitos em formas planas por simples martelamento manual.

HISTÓRICO
Os primeiros fios metálicos foram fabricados na Alemanha e
França por arraste manual, no século XIII, sendo somente

industrializado em 1925 na Pennsylvania (USA). Desde então não houve grandes evoluções na forma geométrica das fieiras, porém evoluiu na parte metalúrgica do processo, obtendo-se a parte de ações com composições químicas uniformes até o aparecimento do metal duro.

Princípio de Processo
O princípio do processo de trefilação é, de certa forma, parecido com o da extrusão, ou seja, é necessário que o material metálico passe por uma matriz (com furo em formato cônico) para ter seu diâmetro diminuído e seu comprimento aumentado. A grande diferença está no fato de que o material é puxado. Além disso, a trefilação é normalmente realizada a frio.

Matéria Prima
A matéria-prima para o processo de trefilação é um produto na forma de arame (ou barra ou tubo) obtido pelo processo de extrusão (para metais não-ferrosos) ou pelo

processo de laminação (para metais ferrosos e nãoferrosos).

Bancos de Tração
Existem bancos de tração de até 100 toneladas, capazes de trabalhar a uma velocidade de até 100

metros por minuto, percorrendo distâncias de até 30 metros. Em alguns casos, vários conjuntos desse tipo

podem ser montados em série, a fim de produzir arames e fios com diâmetros ainda menores.

A barra que deve ser trefilada é chamada de fio de máquina.

• Ela deve ser apontada, para facilitar a passagem pela fieira, e presa por garras de tração que vão puxar o material para que ele adquira o

Relacionados