201525142

520 palavras 3 páginas
Questões para o estudo dirigido
1) “Na Antiguidade Clássica, o mito é considerado um produto inferior ou deformado da atividade intelectual. A ele era atribuída, no máximo, ‘verossimilhança’, enquanto a ‘verdade’ pertencia aos produtos genuínos do intelecto. Esse foi o ponto de vista de Platão e de Aristóteles. [...] Também para Platão, o mito constitui a ‘via humana mais curta’ para a persuasão [...]”. (Mito. In: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007).
EXPLIQUE por que, segundo a definição anterior, o mito é considerado mentira para pensadores como Platão e Aristóteles. Você concorda com essa posição? JUSTIFIQUE a sua resposta.

R: Para Platão e Aristóteles, o Mito é uma espécie de "verossimilhança" com a "verdade", como se fosse a única validade a que o discurso humano poderia aspirar ("Timeu"). Seria ainda aquela zona que está além do restrito círculo do pensamento racional.Segundo Schelling, "é uma fase da teogonia que está além e acima da natureza porque é a manifestação de Deus como consciência da natureza ou relação desta com o eu"
2) Dentre as transformações históricas ocorridas na Grécia dos séculos VII e VI a.C., pode-se destacar o surgimento das navegações marítimas. REDIJA um texto explicando a importância dessas navegações para o nascimento da Filosofia.

3) “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam”
(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da Filosofia. Campinas: Papirus, 2000, p. 24).
A partir do trecho e de outros conhecimentos sobre o assunto, REDIJA um parágrafo explicando a “guinada de atitude” representada pelos pré-socráticos.

4) Explique como os seguintes eventos contribuíram para o esgotamento do discurso mítico em responder e/ou explicar às questões sobre a realidade e, consequentemente, para o surgimento do discurso filosófico:
a) Invenção do calendário
b)

Relacionados