2015211 72056 28642 gilda de melo e sou hellip

5205 palavras 21 páginas
Homenagem

ESTUDOS AVANÇADOS 20 (56), 2006

309

Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza1
OTÍLIA BEATRIZ FIORI ARANTES
O PREFACIAR, em 1987, O espírito das roupas – primeira edição em forma de livro de uma tese sobre A moda no século XIX, que sua autora praticamente relegara a um exílio de 37 anos numa separata da Revista do Museu Paulista –, Alexandre Eulálio relembra o estado de verdadeiro “fervor intelectual” com que um ensaísta da envergadura de Augusto Meyer concluíra a leitura daquele texto, se perguntando quem poderia ser afinal a autora daquele trabalho inteiramente fora do esquadro acadêmico, tanto pela originalidade temática quanto pela excepcionalidade da prosa.
Está claro que Gilda de Mello e Souza sempre soube do caráter desviante daquele estudo em relação às normas universitárias predominantes na época, para não falar da impressão de futilidade que o assunto costumava produzir na austera e prolixa sociologia de seu tempo. Se hoje ficou muito mais fácil admirar sem condições esse milagre acadêmico de meio século atrás, o que, no entanto, já não está mais ao nosso alcance, não digo nem repetir, é a possibilidade mesma de emendar, ainda que remotamente, na fluência inventiva de sua prosa de ensaio, na qual, para além do talento de cada um, estava sedimentada a experiência social e intelectual de toda uma geração que aprendera a pensar imaginando as virtualidades de um país ainda em formação.
Sendo essa a matriz histórica do irrepetível, não penso desfigurar o espírito livre do ensaísmo da autora, se destacar, para efeito de análise e interpretação de sua originalidade, uma questão aparentemente preliminar que se poderia chamar de “método”. Como se verá, igualmente idiossincrático.
Há exatamente vinte anos saía o livro do historiador italiano Carlo Ginzburg,
Mitos, emblemas, sinais. Lembro-me de Gilda comentar o quanto se sentiu lisonjeada reencontrando num autor famoso uma explicação erudita de dois métodos de abordagem da obra de arte

Relacionados