20152 2310 JUR312 TC 142 N 1439298215 Aula 2 Dc Historico Das Cooperativas

2160 palavras 9 páginas
PROGRAMA DA DISCIPLINA

DIREITO COOPERATIVO: Origem e histórico do Cooperativismo.

Profa. Me. Fernanda Peres Soratto e-mail: fersoratto@hotmail.com

A Historia do Cooperativismo: no Mundo e no Brasil

Os povos mais antigos, quando saíam em busca de alimento ou de abrigo, praticavam a ajuda mútua, para sobreviver. Os agricultores, artesãos e mercadores na China, Grécia e Egito, em união, buscavam uma melhor condição de vida. O cooperativismo baseia-se nisso, e bem lá no início da história humana, quando Deus criou o homem, em seguida deu ao primeiro homem, Adão, a mulher, Eva, como sua ajudadora
(Gên. 2: 20). Esse é o primeiro exemplo de cooperação da história humana.

Evolução Histórica
→ Para bem entender o movimento cooperativo, há necessidade de situá-lo dentro da evolução geral da estrutura das sociedades.
→ O ser humano é um animal gregário que não pode evitar ser membro de um grupo; que tem enorme importância para o seu desenvolvimento. Pertence desde o começo de sua vida a um grupo familiar e os primeiros contatos com a mãe e pessoas que o cercam têm consequências peculiares, de profunda importância para o seu desenvolvimento, onde nascem, inevitavelmente, as necessidades básicas de cooperação, ou mais precisamente, a solidariedade natural que se desenvolve no grupo familiar.
→ O homem estabelece desde seu nascimento um contato com a vida emocional do grupo e em sua evolução acaba por pertencer a vários grupos, fator gerador de mecanismos que acabam mostrando a importância destas relações.

Os Primeiros Grupos Humanos
• Os primeiros grupos humanos, nas relações familiares ou grupais, tinham o caráter principalmente coletivista, onde os homens estavam incorporados em comunidades
“naturais”: a tribo, clã, família patriarcal mais ou menos ampla.
• A propriedade era ali coletiva, e todos estavam submetidos à autoridade absoluta do chefe da tribo, que era às vezes o sacerdote, o juiz, chefe militar, mestre de obras, repartidor dos recursos para subsistência.

Relacionados