2015 med 1aserie gabarito filosofiaesociologia

10856 palavras 44 páginas
Gabarito
Módulo 2

Filosofia

1. *
6. *

Módulo 1
Pág. 6-7
1. *
6. A

3. C
8. E

4. C
9. C

5. D

* Respostas:
2. *
7. D

3. C

4. C

5. *

* Respostas:
1. A Filosofia, assim como outras disciplinas, possui especificidades e especializações, ou seja, ramos e subdivisões que determinam o seu objeto de estudo. Na sua origem, época dos filósofos pré-socráticos, a Filosofia era dita cosmológica porque estudava a essência e a origem de todas as coisas. Já a
Filosofia socrática seria uma reflexão ética mais voltada para o ser humano, suas virtudes e seus vícios. Desse modo, pode-se dizer que a Filosofia estuda o Universo e o ser humano, que se trata de um tipo de conhecimento distinto da ciência, mas nem por isso menos válido. A Filosofia é uma elaboração teórica e conceitual que busca os pressupostos dos saberes já constituídos, ou seja, busca o fundamento de todo saber.
2. Não há um método que seja universalmente aceito como específico e próprio da Filosofia. Pode-se dizer, entretanto, que muitos filósofos prezam pelo uso da lógica e da razão para a realização de seus estudos e para a definição de explicações válidas sobre determinados fenômenos.
3. De acordo com o texto, é preciso despertar para a complexidade humana, e o cinema, assim como o teatro, também pode contribuir para isso.
4. A Filosofia é uma tentativa de compreender o Universo, quer ele seja dotado de sentido ou não. A definição em questão se presta mais à Filosofia antiga do que à Filosofia de modo geral, já que existem concepções filosóficas, por exemplo, a Filosofia nietzschiana, para as quais o mundo não é uma totalidade ordenada e dotada de sentido.
5. V,V,V,F,V
(V)
(V)
(V)
(F) A religião não se ocupa apenas da razão.
(V)
6. O item III é falso, pois afirma que a Filosofia não é algo importante. O item V é falso, pois a radicalidade da Filosofia não se deve a uma falta de objetivo.
7. Os textos falam sobre o espanto (do grego thaumázein) como aquilo que impulsionou originariamente a Filosofia.

Pág. 8

Relacionados