20141031123856algoritmos de ordenacao

1300 palavras 6 páginas
Algoritmos de Ordenação Antonio Lobato

1

Algoritmos de Ordenação • São algorimtos que colocam os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem (ascendente/descendente). • As ordens mais usadas são a numérica e a lexicográfica (quando ordenamos palavras ou textos).

2

Algoritmos de Ordenação • Os Epos de ordenação vão dos mais simples: – Bubble sort (Ordenação por trocas) – SelecEon sort (Ordenação por seleção) – InserEon sort (Ordenação por inserção)

Aos mais sofisEcados como: – Count sort

– Quick sort

– Merge sort

– Heapsort ... – Shell sort ... – Radix sort ... – Bucket sort ... – Cocktail sort ... entre outros....

3

Bubble Sort

Bubble sort, ou ordenação por flutuação (literalmente "por bolha"), é um dos mais simples algoritmos de ordenação. A idéia é percorrer o vetor diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas em um tanque de água procuram seu próprio nível, e daí vem o nome do algoritmo. A complexidade desse algoritmo é de ordem quadráEca, por isso, ele não é recomendado para situações que precisem de velocidade e operem com grandes quanEdades de dados.

void bubble(int v[], int tam) int i, aux,trocou; do { tam--; trocou = 0; //usado for(i = 0; i < tam; if(v[i] > v[i + aux=v[i]; v[i]=v[i+1]; v[i+1]=aux; trocou = 1;
}
}

Relacionados