2 S RIE DE EXERC CIOS PRINC PIOS DE TELECOMUNICA ES 2014

1736 palavras 7 páginas
Diferenças entre IPv4 e IPv6.
IPv4
O IPv4 é a versão do protocolo IP que se mantém em utilização na grande maioria dos hosts da Internet. O objetivo do protocolo IP em geral é enviar blocos de dados, chamados pacotes, de uma origem até um destino, reconhecidos por um endereço único local ou na Internet. Este endereço é um número de 32 bits, dividido em 4 campos separados por pontos, que permite um total de 4.294.967.296 endereços.
O pacote IP é dividido em duas partes, o cabeçalho e a área de dados. O tamanho do cabeçalho de um pacote IPv4 varia entre 20 e 60 bytes, sendo composto por 13 campos, como visto na Figura 1 a seguir. Suas informações são importantes no serviço de roteamento e entrega do datagrama até o destino. É útil que o cabeçalho seja disposto no início do pacote, permitindo que computadores acessem suas informações mais facilmente [Farrel 2005].
IPv6
Conhecido inicialmente como IPng (Internet Protocol next generation) o protocolo IPv6 mantém características que impulsionaram o sucesso do IPv4, porém adiciona funcionalidades e modificações que limitaram o protocolo anterior. O endereço de 128 bits é a mudança mais percebida, sendo sua representação em números hexadecimais, separados por dois pontos. Modificações no cabeçalho permitem utilizar recursos adicionais nativamente, como IPsec (Internet Protocol Security). Além disso, o número de campos do cabeçalho foi reduzido de 13 para 8, sendo seu tamanho fixo em 40 bytes, como mostra a Figura 2.

Figura 1: Cabeçalho IPv4.
Fonte: Forouzan (2006).
VER. Identifica a versão do protocolo IP em uso. Softwares que processam datagramas IP avaliam primeiramente a versão utilizada para identificar se todos os equipamentos da origem ao destino utilizam esta versão.
HLEN. Define o tamanho do cabeçalho, multiplica-se o valor encontrado neste campo por 4.
DS. Identifica segundo Forouzan (2006) as classes de serviços para propósitos de QoS (Quality of Service).
Tamanho Total. Informa o tamanho do datagrama IP.

Relacionados