1Tuctor STF

5330 palavras 22 páginas
TUCTORJURIS

Jurisprudência dos Tribunais
Superiores Sintetizada e Sistematizada - 2010
Reunião Organizada de Textos Publicados no Blog do Prof. Rogério Neiva

Supremo Tribunal Federal http://novo.tuctor.com/ Tuctorjuris

Cara leitora, caro leitor,
Este trabalho consiste numa modesta e tímida tentativa de colaborar com o seu processo de preparação para o concurso público.
Trata-se da reunião de forma ordenada e sistematizada dos textos que abordam a síntese da jurisprudência dos Tribunais Superiores, publicados no Blog ao longo do ano de 2010, organizados por matérias e temas. A importância do estudo do presente conteúdo decorre da efetiva possibilidade de que seja objeto de cobrança em provas de concursos públicos, sendo também relevante para facilitar a fixação e compreensão de conceitos jurídicos, bem como da legislação constitucional e infraconstitucional.
Venho produzindo os mencionados textos periodicamente, conforme as publicações dos informativos do STF e STJ, bem como das notícias do TST. Esta produção intelectual conta com uma técnica própria e específica que desenvolvi, exatamente para facilitar a compreensão, de forma pragmática e didática. A referida técnica envolve a extração dos seguintes elementos, em relação às decisões constantes nos informativos e eleitas como relevantes: Tema, Extrato da Tese e Síntese da Fundamentação.
Muitas vezes a compreensão dos referidos elementos, constantes num precedente jurisprudencialmente importante, na forma veiculada nos acórdãos ou textos dos informativos, impõe razoável custo cognitivo e de tempo.
Com o formato de texto adotado, observando a mencionada técnica própria que desenvolvi, busca-se minimizar os mencionados custos, facilitando a compreensão de maneira mais ágil. Esclareço ainda que se trata de um trabalho individual e solitário, de caráter não profissional e não comercial, impulsionado pela necessidade de constante atualização, bem como pela intenção colaborativa, o que implica em duplo benefício.

Relacionados