1TaxadeJuros

675 palavras 3 páginas
MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO

O estudo da matemática financeira é todo feito em função do crescimento do capital aplicado com o tempo. O problema econômico decorre da escassez, ou seja, do fato de que as necessidades das pessoas são satisfeitas por bens e serviços cuja oferta é limitada.
Ao longo do processo de desenvolvimento das sociedades, o problema de satisfazer as necessidades foi solucionado através da especialização e através do processo de troca de um bem por outro. Mais tarde surgiu um bem intermediário para este processo de troca que é a moeda. Assim, o preço passou a ser o denominador comum de medida para o valor dos bens e a moeda um meio para acumular valor e construir riqueza ou capital.

JURO O conceito de juros pode ser introduzido através das expressões:
- Dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado, ou seja, custo do capital de terceiros colocado a nossa disposição.
- Remuneração do capital empregado em atividades produtivas, ou ainda, remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas empregado.
O juro nada mais é do que um coeficiente denominado taxa.

TAXA DE JUROS

O juro é determinado através de um coeficiente referido a um dado intervalo de tempo. Tal coeficiente corresponde á remuneração da unidade de capital empregado por um prazo igual aquele da taxa.
Assim, por exemplo, se falarmos 5% ao ano, significa que, se aplicarmos um certo capital a esta taxa , por um ano, obteremos 5% do capital.
As taxas de juros são apresentadas de dois modos:
- Forma Percentual: exemplos 12 % ao ano , 3,5 % ao semestre , 1,25 % ao mês
- Forma Unitária: exemplos 0,12 ao ano , 0,035 ao semestre , 0,0125 ao mês

Tipos de taxa de juros:

- Taxa Nominal: é aquela em que a unidade de referência de seu tempo, não coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização.
Exemplo: 3,50% ao trimestre , capitalizados mensalmente.

- Taxa Efetiva: é aquela em que a unidade de referência de seu tempo, coincide com a

Relacionados