Sistemas Operacionais Livres2

2185 palavras 9 páginas
Sistemas Operacionais Livres
Departamento de informática
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – São Luis, MA – Brasil
Resumo. Este artigo tem como finalidade o estudo e analise do que vem a ser os sistemas operacionais livres e sua vasta diversificação de significados e características únicas a ele. Veremos ainda alguns conceitos e um pouco da historia dos softwares livres, que é um movimento forte no âmbito da tecnologia. Será também abordado o software livre Linux, que é um dos softwares mais conhecidos com essas características de liberdade.
Introdução
O software livre é um movimento que se caracteriza pela busca da liberdade de conhecimento tecnológico e se baseia também no direito a liberdade de expressão. O conceito de software livre vai além da “coisa” tecnológica propriamente dita, tem um apelo social também. É um movimento que prima pela liberdade de compartilhamento e, por conseqüência, aperfeiçoamento de sua estrutura, visto que o código fonte nesses casos é liberado ao usuário para modificações e ter como finalidade de uso próprio ou comercial.
Os sistemas operacionais livres nada mais são que sistemas operacionais criados dentro do conceito de software livre, com a liberdade de compartilhamento de seus códigos e possibilidade de aperfeiçoamento desse sistema por pessoas dos mais diversos lugares, possibilitando assim uma não dependência de programas padrões como ocorre nos sistemas de softwares proprietários.
O sistema Linux, é um sistema de código aberto que se baseia no software livre, sendo, portanto, um sistema operacional livre. É dos sistemas dessa categoria mais conhecidos e utilizados por usuários do mundo inteiro. O Linux é um dos sistemas mais seguros e com diversas características positivas o seu favor, porém pouco utilizado em comparação com o Windows, em grande parte por não ter muitos programas e/ou aplicações feitas para rodar no sistema.
Essa foi uma breve abordagem dos três principais temas a serem descritos nesse artigo.

Relacionados

  • frortan
    16894 palavras | 68 páginas
  • gropo livro
    111401 palavras | 446 páginas