199226610205

576 palavras 3 páginas
Questão 1- A Antropologia Aplicada propõe-se justamente, como ciência, a tarefa de contribuir com os meios de seu saber para que se desenvolva, à altura do nosso tempo e das nossas necessidades, esta expansão do poder do homem a partir do domínio natural para o social. Daí a enorme importância desta disciplina antropológica na atualidade de nosso mundo em que o virtual se faz real, graças à inimaginável ampliação do poder de atuação humano em suas diferentes formas.

Questão 2- Podemos compreender que a linguagem pode ser dada como um instrumento de pensamento, pois ela tem o poder de transmitir o que pensa para outras pessoas. Como se fosse trocar ideias com um determinado grupo, transmitindo seu pensamento.

Questão 3- Não podemos relacionar os fatores físicos com a dinâmica do progresso. Muito menos a cultura pode dizer sua classe social, se você é pobre, não diz que você é sem cultura. A geografia e a cultura não influencia na classe social do individuo, apenas caracteriza o meio em que vivem.

Questão 4-

Questão 5- Segundo o texto, a função ascética diz que é a prática da abstenção de prazeres e até do conforto material, adotada com o fim de alcançar a perfeição moral e espiritual.
Exemplo disso são pessoas que se sebmetem a dieta rigorosa e a freqüentes jejuns, sendo que os antigos cristãos se sujeitavam até a castigos físicos, como a flagelação.

Questão 6- Sim, mesmo as normas religiosas variando de uma sociedade para outra, todos procuram em sua "fé" soluções para seus problemas, sendo em qualquer situação da vida. Por meio de forças divinas, de acordo com a crença de cada um.

Questão 7- Em outros lugares os índigenas são muito valorizados, como precursores da historia e etnia. Já no Brasil, infelizmente ele é excluido da sociedade, visto como agressivo, são desapropriados. Na minha opinião devem existir mais compromisso com esses índigenas. Mesmo tendo a Fundação Nacional do Índio, onde está os projetos para valorização dessas pessoas?

Relacionados