191507230272

481 palavras 2 páginas
CONCEITO DE REMUNERAÇÃO

Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família, a principal motivação de um empregado em seu emprego.

Remuneração Funcional

Conhecido popularmente como PCS (Plano de Cargos e Salários), é um dos sistemas de remuneração mais tradicional existente e também o mais usado nas empresas em geral. O PCS é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é frequente que essas organizações fiquem consideravelmente "bagunçadas" A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno. O sistema de remuneração funcional promove o equilíbrio interno e externo. o equilíbrio externo consiste na adequação dos salários da empresa em relação aos valores praticados no mercado, em função de pesquisas salariais, e o equilíbrio interno ocorre após avaliação de todos os cargos, e aplicação de uma regra geral para estabelecimento dos salários, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.

Remuneração por habilidade

A habilidade é a capacidade de desempenho de determinada atividade de acordo com o exigido pela empresa. remuneração por habilidade valoriza os cargos de nível operacional, uma vez que as pessoas realizam atividades bem definidas, ligadas a processos relativamente estáveis, passíveis de mensuração, observação, identificação, treinamento e certificação.

Remuneração indireta

Acontece por meio dos benefícios, os quais, quando são alinhados com as demais estratégias da organização, fazem com que os colaboradores retornem, em produtividade e comprometimento, todo o investimento destinado ao seu

Relacionados