sdsdafsdfsa

2275 palavras 10 páginas
Brasil: Independência, Primeiro Reinado e Período Regencial
01. (Cesgranrio) Os movimentos de rebelião colonial e o processo de emancipação política do Brasil estão ligados às transformações do mundo ocidental no final do século XVIII. Assim, está correto afirmar que:
a) o desenvolvimento industrial reforçou o pacto colonial, como instrumento de reserva de mercado.
b) a Ilustração promoveu expressiva modernização econômica da colônia e o reforço da religiosidade expressa no Barroco.
c) a emancipação política, no caso brasileiro, marcou a definitiva separação entre portugueses, agentes da metrópole e colonos brasileiros.
d) as reações contra o domínio metropolitano foram movimentos autóctones das elites coloniais, não se ligando ao processo geral da crise do Antigo Regime.
e) as rebeliões coloniais foram influenciadas pelo pensamento liberal, apesar das diferenças entre as áreas coloniais e a Europa.

02. (UFRJ) "(...) o povo nada ganhou absolutamente com a mudança operada. A maioria dos franceses lucrou com a Revolução que suprimiu privilégios e direitos auferidos por uma casta favorecida. Aqui, lei alguma consagrava a desigualdade, todos os abusos eram o resultado do interesse e dos caprichos dos poderosos e dos funcionários. Mas são estes homens que, no Brasil, foram os cabeças da revolução, (...)"

(SAINT-HILAIRE, A. de. Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Geríeis e São Paulo-1822. In: MATTOS, Ilmar R., ALBUQUERQUE, Luís Affonso S. de. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil. São Paulo: Atual, 1991. p. 63-4.)

O processo de ruptura do pacto colonial assumiu dimensão definitiva por ocasião das mudanças ocorridas quando da Era Napoleônica. Os interesses colonialistas sofreram contestações e o ideário da Revolução
Francesa influiu decisivamente nos movimentos políticos ocorridos no interior das colônias americanas. No
Brasil, esse processo reflete-se em ações que resulta- ram na independência de 1822, precedida de movi-

Relacionados