191006140299

429 palavras 2 páginas
Transfusão de sangue
A transfusão de sangue é feita para restabelecer a saúde do paciente e é indicada em inúmeros casos como anemia e sangramentos. Alguns pacientes como os que sofrem de leucemia e hemofilia recebem sangue regularmente.
A transfusão é prescrita sempre por um médico e antes que seja feita são necessários inúmeros exames. São feitos testes de compatibilidade no sangue do doador e do receptor momentos antes da transfusão para garantir que o paciente receba um sangue totalmente compatível com o seu, evitando reações transfusionais. Além do tipo sanguíneo (A, B, O e AB) e do fator Rh (Negativo ou Positivo) é verificada a presença de anticorpos irregulares.
O receptor só não recebe o sangue do seu tipo a não ser em casos excepcionais (como falta de sangue), quando o médico pode indicar a transfusão de outro tipo sanguíneo a fim de garantir a sobrevivência do paciente.
Quanto tempo demora uma transfusão?

A transfusão de uma bolsa de concentrado de hemácias, por exemplo, demora entre 1 e 3 horas para ser transfundida.

O que é preciso para receber o sangue?

Se o médico indicar uma transfusão, o paciente irá receber o sangue com o compromisso de encaminhar antes ou depois da transfusão 3 doadores para cada bolsa transfundida. Essa exigência visa garantir o estoque para o atendimento de todos que necessitarem. São 3 doadores para cada bolsa porque muitas das pessoas que comparecem para doar sangue não são consideradas aptas.

Complicações:
Entre as complicações há : falha humana, falta de controle de qualidade, hemólise e contaminação. Entre as doenças e infecções passíveis de transmissão constam : hepatite, AIDS, citomegalovírus, hemocromatose secundária e sensibilização, entre outras.

Hemoderivados
Hemoderivados são medicamentos produzidos pelo fracionamento industrial do plasma humano. O plasma humano, por sua vez, é obtido a partir das doações de sangue. Depois de colhido, o sangue total é processado nos Serviços de
Hemoterapia

Relacionados