189732491 O Espaco Protagonista Da Arquitetura

2577 palavras 11 páginas
Disciplina: Teoria e Prática em Projeto Assistido por Computador 1.
Orientador: Neander Silva.
Aluno especial: Edimilson Jr.
Tarefa 1: leitura e resumo do capítulo. 2 do livro Saber Ver a Arquitetura - Zevi, Bruno – Ed. Martins Fontes, São Paulo –
SP, 1996 -5ª Ed.
Período: de 8 a 15 de abril de 2011.

Capítulo 2 - O espaço, Protagonista da Arquitetura

Resumo
A falta de uma história da arquitetura que possa ser considerada satisfatória deriva:
1) da falta de hábito da maior parte dos homens de entender o espaço; e
2) do insucesso na aplicação e difusão de um método para o estudo espacial dos edifícios.
O caráter essencial da arquitetura está no fato de agir com um vocabulário tridimensional que inclui o homem, ou seja, ele penetra e caminha em seu interior, diferentemente outras atividades artísticas, como a pintura e a escultura, onde o observador se posiciona no exterior das obras para admirá-las.
A nossa falta de educação espacial provém, em grande parte, do uso pelo arquiteto, do método representativo
(perspectivas, plantas, fachadas e seções) de decompor o volume arquitetônico nos planos que o encerram e o dividem
(paredes e planos verticais e horizontais), utilizado nos livros de história da arquitetura e da arte com textos ilustrados com fotografias.
A arquitetura provém do vazio, do espaço interior em que os homens andam e vivem e não das dimensões dos elementos construtivos que o encerram, porém utilizamos indevidamente como representação da arquitetura a transferência prática que o arquiteto faz das medidas que a definem para uso do construtor, método este que inviabiliza o objetivo de saber ver a arquitetura, pois uma planta de um edifício nada mais é que uma projeção abstrata no plano horizontal de todas as suas paredes, uma realidade que ninguém vê.
Quem quer se iniciar no estudo da arquitetura deve, compreender que uma planta pode ser abstratamente bela no papel e no entanto o edifício pode resultar arquiteturalmente pobre. O espaço interior é o

Relacionados