17361 76338 3 PB

8408 palavras 34 páginas
Dossiê: PSICOLOGIA AMBIENTAL
Espaços Abertos, Ambientes Naturais e Construídos

Psico
v. 45, n. 3, pp. e10-e20, jul.-set. 2014

Encarte Digital

Variáveis Individuais, Sociais e do Ambiente Físico em Residências Universitárias
Zenith Nara Costa Delabrida
Universidade Federal de Sergipe
Aracaju, SE, Brasil

RESUMO
O presente trabalho trata de um ambiente residencial, moradias coletivas universitárias, na modalidade residências universitárias. A sua importância tem aumentado nos últimos anos, principalmente por causa das novas políticas públicas de acesso ao ensino superior público. O objetivo geral foi investigar variáveis individuais, sociais e do ambiente físico em residências universitárias a fim de fornecer subsídios na implementação e avaliação desse tipo de programa de assistência estudantil. Foram utilizados os conceitos de identidade social, apropriação do espaço, dilema dos comuns e mapa cognitivo. Os resultados mostram que os participantes não se veem pertencendo ao grupo dos residentes universitários, não percebem a residência como sua casa, têm dificuldades em cumprir as tarefas da casa e regras. A sala parece ser o espaço da residência mais importante por ser associado a conflitos interpessoais e a momentos agradáveis. Discute-se a implicação desses achados para o entendimento da dinâmica de funcionamento das residências universitárias e a formação universitária.
Palavras-chave: Identidade social; apropriação do espaço; mapa do conflito; dilema dos comuns; mobilidade residencial.

ABSTRACT
Individual, Social and Physical Environmental Variables in University Residences
This paper deals with a residential environment, university collective housing in university residences mode. Its importance has increased in recent years, mainly because of new public policies on access to public higher education.
The overall objective was to investigate individual, social and physical environment variables in university residences to provide subsidies in the

Relacionados