170549501-83

318 palavras 2 páginas
Casa Batlló
Casa Batlló, Barcelona, Espanha
A Casa Batlló é um edifício, situado no nº 43 do Paseo de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia, num bairro modernista da cidade de Barcelona. Foi construída no período 1875 a 1877.

Gaudí recebeu o pedido do industrial José Batlló Casanovas para reformar um edifício construído em 1875 por Emili Sala Cortés;2 para a remodelação, Gaudí se centrou na fachada, no piso principal, no pátio de luzes e no telhado, e levantou um quinto piso para a equipe de serviço. Gaudí contou com a colaboração de seus ajudantes Domènec Sugrañes, Josep Canaleta e Joan Rubió; dos costrutores Jaume e Josep Bayó i Font; os ferros eram dos irmãos Lluís y Josep Badia i Miarnau; os azulejos de Pujol & Baucis (Esplugues de Llobregat); a vidraçaria de Sebastià Ribó; e a carpintaria de Casas & Bardés.3 Mais tarde algumas portas do primeiro piso tiveram que ser mudadas, sendo realizadas as reproduções do marceneiro Juan Martínez Gómez, seguindo o modelo original.

Reforma[editar | editar código-fonte]
Por volta de 1900 o arquitecto Antoni Gaudí é contratado pelo proprietário Don José Batló Casanovas para projetar um novo edifício para o local, demolindo o existente. No entanto, tempos depois, o proprietário mudou de ideias e optou por uma reforma, executada pelo arquiteto no período de 1904 a 1906.

A fachada principal, tal como o interior do edifício, captam a atenção do espectador com os inúmeros detalhes e as originais ondulações do telhado e dos balcões, que parecem simplesmente brotar da parede plana.

Em Barcelona, a casa é conhecida como A Casa dos Ossos, devido ao formato dos balcões exteriores, que se assemelham a um crânio.

A reforma do local fez com que a casa se tornasse única, recebendo visitas de turistas do mundo inteiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]
Commons
O Commons possui multimídias sobre Casa Batlló

Relacionados