165156489465

1015 palavras 5 páginas
Resumo David Harvey, A produção capitalista do Espaço.
O artigo de Larry Wolf suscita diversas questões sobre o papel do Estado em relação ao desenvolvimento econômico capitalista, e algumas das questões suscitadas são teóricas, e dizem respeito à formulação duma estrutura conceitual adequada para se refletir sobre o intervencionismo do Estado em geral.Wolf mostra cautela em relação aos “marxistas dogmáticos”, e aos que reduzem o Estado a uma forma simplesmente “superestrutural”, a uma mera manifestação da “ base econômica”.
Atualmente, há pouquíssimos aspectos da produção e consumo que não estão direta ou indiretamente afetados por políticas do Estado.
Necessariamente o Estado se origina da contradição entre os interesses particulares e os da comunidade. No entanto como o Estado tem de assumir uma existência independente, para garantir o interesse comum, torna-se um poder aonde ele pode dominar os indivíduos e grupos. Os poderes de dominação em especial a lei, o poder de tributação e o poder de coação, podem ser transformados pela luta política, em instrumentos para dominação de classe, e o uso do Estado como instrumento para dominação de classe cria uma contradição, onde a classe dirigente tem de exercer seu poder em seu próprio interesse de classe, enquanto afirma que seus interesses é para o bem de todos.Em parte essa contradição se resolve pelo emprego de duas estratégias. A PRIMEIRA: deve parecer independente e autônoma em seu funcionamento, os funcionários do estado devem se apresentar como órgãos da sociedade, acima da sociedade.A SEGUNDA: Interesse geral ilusório, onde as ideias dominantes são da classe dominante. Mas se o Estado pode ser representado como idealização abstrata do interesse comum, o próprio Estado pode se tornar encarnação abstrata do principio “Moral”.
No modo capitalista de produção, as relações de troca originam noções especificas a respeito do individuo, da liberdade, da igualdade, dos direitos, da justiça, etc e o Estado

Relacionados