160854660213

4801 palavras 20 páginas
EMFERMAGEM E ERGONOMIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Ericka Danielly Santos Rodrigues
Karla Sell Schneider

RESUMO

Desde os tempos do homem das cavernas, a Ergonomia já existia e era aplicada, ela surgiu com o intuito de facilitar e organizar o trabalho do homem adequando-o as suas características físicas e psíquicas, a ergonomia na saúde do trabalhador é fundamental para a aquisição de conhecimentos e habilidades, ela atua na prevenção de doenças e agravos por meio da atenção de enfermagem. O bem estar e a qualidade de vida do trabalhador esta diretamente relacionada às condições que a ergonomia propicia. Trata-se de um estudo exploratório e de revisão de literatura. Devido a situações do trabalho viram a necessidade de analisar as características do ambiente, instrumentos, espaço e organização do trabalho, dando origem aos princípios da ergonomia relacionando às dimensões do corpo humano através da antropometria. Com o intuito de avaliar as adaptações das condições de trabalho surgiu a análise ergonômica do trabalho que estabelece estas condições através da norma regulamentadora nº 17 que visa proporcionar conforto, segurança e eficiência. A ergonomia através da atuação da enfermagem tem um intuito de melhorar e conservar a saúde dos trabalhadores, e isto é conseguido através das intervenções ergonômicas podendo assim interferir nos indicadores ergonômicos evitando problemas de saúde.

Palavras-chave: Ergonomia 1. Saúde do Trabalhador 2. Enfermagem 3.

1. Introdução

Desde os tempos do Homem das Cavernas, a Ergonomia já existia e era aplicada, quando descobriram que uma pedra poderia ser afiada até ficar pontiaguda e transformar-se numa lança ou num machado, ou quando posicionavam-se galhos ou troncos de árvores sob rochas ou outros obstáculos, como alavancas, ali estavam se aplicando a Ergonomia (GRANDJEAN, 1998).
O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas, ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). De fato, na Grécia antiga o

Relacionados