15564 behaviorismo

903 palavras 4 páginas
BEHAVIORISMO

O termo foi inaugurado pelo americano
John B. Watson, em 1913 com o artigo:
“psicologia: como os behavioristas a vêem”. behavior = comportamento
Watson colocava o comportamento como objeto da psicologia – um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.



Dito também behaviorismo, da denominação inglesa, o comportamentismo é uma orientação da psicologia moderna que, com a intenção de dar a psicologia um estatuto parecido aquela da ciência exata, circunscreve o campo da pesquisa a observação do comportamento animal e humano, rejeitando qualquer forma de introspecção que pela sua natureza foge a verificação objetiva.

Watson (1913) escreve: «O leitor não encontrará na minha obra discussão sobre a consciência, nem termos como sensação, percepção, atenção, vontade, etc. São palavras que soam bem, mas notei que se pode estar sem. [...] Pra dizer a verdade, não entendo que significado possam ter, nem acredito que alguém tenha conseguido a usarlas sistematicamente com propriedade". O ideal que Watson se propõe a alcançar é aquele de uma psicologia que trate exclusivamente as formas de comportamento dos seres vivos, assim como podem ser vistos de um observador externo, renunciando a qualquer procedimento fundado na auto- observação e na experiencia subjetiva.

Comportamentismo
Watson,
1919 Psychology from the standpoint of a behaviorist 1925 Behaviorism

Cada ato individual vem entendido como um comportamento assimilado a uma reação complexa às solicitações provenientes do ambiente; tal reação pode ser composta de respostas simples (r) cada uma associada a estímulos simples (s) em uma relação causal do tipo linear segundo o esquema SR

 Cada

ato individual, portanto, é somente aparentemente livre, sendo na verdade um comportamento diretamente atribuível a determinantes específicos, externos ao sujeito agente e independente da sua vontade, que possam ser manipuladas



Defendia uma

Relacionados