155034910302

937 palavras 4 páginas
Anemia: O que é anemia? A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal. Anemia também pode ocorrer se as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao sangue sua cor vermelha. Essa proteína ajuda as células vermelhas a carregar oxigênio dos pulmões até o resto do corpo.
Quando a pessoa tem anemia o corpo não recebe sangue rico em oxigênio suficiente. Como resultado, a pessoa pode se sentir cansada e ter outros sintomas. Com anemia severa ou de longa duração, a falta de oxigênio no sangue pode danificar o coração, cérebro e outros órgãos do corpo. Anemia muito grave pode até ocasionar morte.

Sinais e sintomas da anemia

O sintoma mais comum de anemia é fadiga. Pode ser difícil para a pessoa com anemia ter energia para atividades normais. Outros sinais e sintomas de anemia incluem:
* Falta de ar.
* Tonteira.
* Dor de cabeça.
* Mão e pés frios.
* Pele pálida.
* Dor no peito.
Esses sinais e sintomas de anemia podem ocorrer porque o coração tem que trabalhar mais forte para bombear mais sangue rico em oxigênio através do sangue.
Anemia leve ou moderada pode ser assintomática ou apresentar sintomas muito leves.
Cuidados de enfermagem Para Anemia * Dar apoio emocional e esclarecimento sobre a doença. * Manter repouso relativo, evitar exercícios intensos. * Observar aparecimento de hematomas e petéquias. * Observar anorexia e estimular alimentação rica em proteínas e ferro. * Orientar para não ingerir os alimentos ricos em ferro em conjunto como leite e derivados, mais sim, com alimentos ricos em vitamina C. * Observar aspecto das eliminações para detectar sangramentos. * Observar Sinais Vitais. * Evitar lesões cutâneas e injeções I.M.. * Administrar medicamentos prescritos (pelo medico): Sulfato ferroso, Vitaminas B6/ou B12,Vitamina C. * Administrar sangue nos casos de anemia profunda.

O que é

Relacionados