15489123489

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DIAGNÓSTICO SOCIAL

Francisca da Conceição Carvalho Apolinário - RA 187060
Mariana Bogéa de Souza - RA 184510
Solange Rodrigues Dias – RA 178842

Tucuruí, 23 de novembro de 2011
DIAGNÓSTICO SOCIAL
O conteúdo deste relatório contempla a etapa do diagnóstico social e foi produzido pelas acadêmicas do curso de serviçosocial durante o estágio supervisionado – Módulo I, a no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Aída Damasceno, no município de Tucuruí – Pará. O diagnóstico social visa caracterizar a situação do idoso na sociedade e contempla algumas situações concretas e especificas que devem resultar em uma analise sobre os aspectos positivos e negativos do idoso na sociedade. O objetivo geral desseestudo é buscar compreender como vive a população com mais de 60 anos e de acordo com os resultados obtidos buscar minimizar as necessidades, garantindo assim melhoria na qualidade de vida. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo, através do inquérito por questionário, levando-se em consideração o elevado número de idosos na sociedade e com o propósito de contribuir com o trabalhosdesenvolvido pelo CRAS, com o Grupo da Melhor Idade Saber Viver, utilizamos este grupo como amostra representativa desse segmento, a aplicação do questionário teve inicio no mês de setembro e no mês de outubro se deu o processo de analise e elaboração do relatório final em novembro de 2011.
Caracterização da população assistida pelo CRAS
Dando inicio a análise da população assistida pelo CRAS,concluímos que 70% são mulheres e 30% são homens, a grande maioria 40% é casada, existindo um percentual de 30% de viúvos, 20% são solteiros e 10% de divorciados.
Gráfico 1 – Sexo:

Gráfico 2 – Estado Civil

No que se refere ao grau de escolaridade mais da metade 60% é considerado analfabeto, a porcentagem que é alfabetizada é de apenas 40%. Dos alfabetizados cerca de 35% chegaram ao ensinofundamental, 5% ao ensino médio e 0% ao ensino superior
Gráfico 4 – Alfabetizados

Gráfico 5 – Grau de escolaridade

Participação do CRAS
Constatamos que os participantes dos programas desenvolvidos pelo CRAS em sua grande maioria cerca de 60% decidiram participar por vontade própria, 30% foi colocado no programa pela família e 10% por outros motivos. Quando questionados pelo principal motivo defreqüentarem o CRAS, 20% por ser sozinho, 55% por se sentirem solitários, 15% dificuldades de relacionamento familiar, 0% não sabem a razão e 10% por outros motivos. Antes de fazerem parte do CRAS 85% não participavam de nenhuma atividade, somente 15%participavam de outros grupos. No que concerne ao apoio prestado pela Instituição 90% considera muito bom, 10% boa e 0% avaliou a instituição como ruim ouregular.
Gráfico 6 – Participação no CRAS

Gráfico 7 – Motivação

Gráfico 8 – Participação em instituições



Gráfico 9 – Avaliação da instituição – CRAS

No que se refere à saúde pudemos constatar que a maioria cerca 100% afirma ter problemas de saúde, aonde as variáveis vão de 5%saúde muito boa, 35% saúde boa, 20% saúde regular e 40% saúde ruim. Entretanto mesmo diante destecontexto, a grande maioria 55% não praticam atividades físicas, somente 20% praticam caminhada, 10% hidroginástica, 0% ginástica, 0% bailes e somente 15% praticam exercícios variados. Quando questionados sobre a utilização do seu tempo 15% afirmaram não fazer nada, 45% realizam atividades domesticas, 0%realizam trabalhos manuais, 15% dedicam-se a leitura, 10% assistem TV, 0% jogos e 15% realizamoutras atividades.
Gráfico 10 – Saúde

Gráfico 11 – Atividade Física

Gráfico 12 – Utiliza o tempo

Idoso perante a sociedade:
Quando questionado sobre o tratamento que recebe por parte da sociedade um elevado número 55% sentem-se desrespeitados, 40% sentem-se abandonados, 0% se sentem solitários ou não sabem opinar e 5% sentem-se bem (outros), se avaliarmos o tratamento recebido por parte...
tracking img