Atps de banco de dados - 1 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL






Relatório 01





SÃO PAULO
2013 
ANHANGUERA EDUCACIONAL



Relatório 01

Trabalho de elaboração apresentado como exigência parcial para obtenção de nota nas disciplinas do 3º semestre, do curso de Tec. Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Anhanguera, sob orientação do Professor De Sistema de Banco de Dados,.

SÃO PAULO
2013 SUMARIO


1. Arquivos. Convencionais 4
2. SGBD- Sistema Gerenciador de Banco de Dados 5
3. Modelo de Dados 6
3.1 Modelos de Dados mais conhecidos 7 e 8
3.2 Modelos de Dados utilizado para resolução 9
4. Esquema 10
5. Instância 11


ARQUIVOS CONVENCIONAIS


Vantagens:
Em banco de dados de arquivos convencionais, cada usuário define, implementar os arquivos necessários para umaaplicação.
É feito de forma simples e sem muito conhecimento acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações.
Qualquer pessoa pode ler e ter uma primeira impressão do que se trata.
A manipulação dos dados contidos nos arquivos é realizada por aplicações específicas, o que dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.Desvantagens:
Não é possível considerar o nível dos dados, identificar quem é chave primária ou quem é a chave estrangeira, danos ao banco de dados afetam todos os programas, como exemplo temos a inclusão, alteração, exclusão de campos em um arquivo, esta modificações incidem nos programas que utilizam este arquivo.
A responsabilidade sobre o backup e restauração do backup esta a cargo daaplicação.
Exemplo:
A necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.

Aplicação:
Pode ser utilizada como documentação pelos usuários 
SGBD – SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS


Vantagens:
No SGBD-Sistema Gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) é definido uma única vez e atende a váriasaplicações, portanto, a integração com o sistema é mais fácil, é uma coleção de dados inter-relacionados e há separação entre programas e dados.
Os acessos são escritos no banco de dados é feito por programas que enviam comandos solicitando o acesso aos dados quer seja para inclusão, consulta, alteração ou até mesmo exclusão. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por umaindependência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação.
São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes.
É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado.
Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.
Exemplo:
Operações como inclusão, consulta, alteração e exclusão, se tornam maisfáceis e mais claras, pois, é mais organizado e todas as informações referentes à forma como foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente, estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data.

Desvantagens:
A implantação é mais difícil, pois requer um conhecimento para inserir o conteúdo.

Aplicação:
Pode ser utilizado interligado, comunicando com o sistema. MODELO DE DADOS


É uma coleção de ferramentas conceituais e serve para descrever os dados, as suas relações, a semântica e as restrições de consistência desses dados, podem ser representados através de desenhos, tabelas ou até mesmo de textos e ser utilizados para organizar as informações dos negócios.
“A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto que envolva banco de dados e tem comoseu principal objetivo o desenvolvimento de um modelo que contenha entidades e relacionamentos, e que com isso seja possível representas as especificações das informações do negócio” (OLIVEIRA, 2002).
A modelagem de dados ajuda a organizar a forma de pensamento sobre os dados, demonstrando o significado e a aplicação prática deles. Ela também estabelece o vínculo entre as necessidades dos...
tracking img