15421515481-4

723 palavras 3 páginas
Trabalho de gestão da cadeia de suprimentos

Tema: empresa Gol no cenário do trade-off aluno:Jonas Henrique de Souza turma:1ºano de logística professor:Eudiman Heringer

Realizando uma pesquisa de mercado no ano de 2000 descobriram que tinha cerca de 25 milhões de brasileiros das classes B- e C+ que desejavam voar, mas não podiam por conta da passagem aérea ser muito cara.
Com base nessa pesquisa a resolveram optar por um trade-off que diminuiria o preço da passagem em conseqüência disso diminuiria seu lucro também mas aumentaria a satisfação de seu cliente, esse modelo de negócios foi contra todos os outros modelos já utilizados e que implicava numa estratégia de custos mais baixa que as já praticadas até então.
A empresa também procurou copiar alguns modelos de tarifas baixas e baixo custos de algumas empresas norteamericanas , até visitou elas para verificar o que existia em seus conceitos que poderia ser implementado aqui no Brasil. O foco da empresa foi investir em baixo custo assim podendo oferecer tarifas mais baratas, manter um índice de ocupação das aeronaves e atingir melhores resultados, com o que pode obter custos menores, assim fechando um circulo virtuoso onde todos envolvidos têm uma participação efetiva.
Um dos pontos que a empresa baseou-se foi a frota de aviões, pois 70% dos custos estão relacionados a frota. Assim a gol buscou um modelo de avião que tivesse o menor gasto de combustível e de manutenção para que as características de operação da empresa pudessem ser atingidas. No que diz respeito à operacionalização interna dos aviões da GOL, a diminuição da cozinha da aeronave proporcionou a inclusão de mais 12 poltronas, a redução de produtos perecíveis a bordo reduziu em oito minutos o tempo de solo e, dentre outros fatores combinados, cerca de 8% do custo fixo são diminuídos a cada operação. Outra modificação implementada pela GOL foi a eliminação do bilhete, cerca de 80% das vendas das passagens aéreas da GOL são

Relacionados