15 Perguntas sobre tv digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |[pic] |











SISTEMAS DE TV E VÍDEO






































Rio de Janeiro / RJ - Brasil
07 de Maio de 2010.





1. Qual a principal vantagem do sistema ISDB-T sobre o DVB, e o impacto queisso implica no provimento do serviço, e modelo de negócios.

Resposta: Segmentação de banda: espectro dividido em 13 segmento que podem ser agrupados para a transmissão de até 3 informações distintas; na prática, utilizando os 13 segmentos para full seg (residencial, alta definição, telas grandes) e 1 segmento para one seg (portátil, baixa definição, telas pequenas), neste último casoeconomizando em bateria para dispositivos móveis portáteis (ex.: celulares).



2. Explique o que é Multipercurso, suas causas principais, e por que os sistemas baseados em OFDM são mais imunes a este efeito?

Resposta: Multipercurso é o fenômeno que ocorre quando parte de um sinal emitido diretamente choca-se com algum objeto de estrutura física refletindo ou difratando chegando com atraso emrelação a parte não desviada. Uma de suas principais causas está a introdução de bits errados em sinais digitais. Os sinais OFDM são mais imunes porque possuem intervalos banda de guarda.



3. Qual a finalidade dos canais pilotos no OFDM?

Resposta: mede o canal para posteriormente utilizar no receptor um algoritmo de equalização no canal, afim de manter estável um sinal em relação a umreceptor móvel. sem o piloto eu não teria como saber como está o canal.

4. Por que os sistemas OFDM permitem a implantação de redes SFN (single frequenci network)?

Resposta: Devido aos intervalos da banda de guarda.

5. Explique como o olho é capaz de ver as cores, e o sistema de cores YcbCr

Resposta: O olho é basicamente uma câmara que tem 2 tipos de sensores: cones(sensíveis a cor) e bastonetes (sensíveis ao brilho), onde cada cone responde de uma forma diferente a uma mesma frequência de luz. O sistema de cores YCbCr é uma variante do modelo YUV, que sofreu uma variação de escala e uma translação (Cb = (B-Y)/1.772+0.5 e Cr = (R - Y)/1.402 + 0.5), no qual seus valores de crominância estão sempre no intervalo de 0 a 1.




6. Quais são as característicasde razão de aspecto, resolução, frame rate, existentes no sistemas HDTV?

Resposta: Possui razão de aspecto de 16x9; resolução de 1280 pixels para 720 linhas; e frame rates de 24Hz, 30Hz e 60Hz.



7. O que é varredura entrelaçado, e varredura progressiva?

Resposta: A entrelaçada preenche a tela alternando linhas pares e ímpares, enquanto a progressiva preenche a telaseqüencialmente.



8. O H264 ou MPEG 4 parte 10 foi o sistema de vídeo adotado no modelo brasileiro. Situe ele em relação aos sistemas anteriores (pequeno histórico), definindo os passos de evolução até o presente momento

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]




9.Quais são as principais técnicas de compressão de vídeo existentes nos sistemas MPEG 2 e H.264

Resposta: utiliza tensformada discreta do cosseno que é uma variante da transformada de Fourrier discreta

10. Descreva o esquema de multiplexação utilizada em todos os sistemas de TV Digital, e explique o que são tabelas de SI (system information), e alguns exemplos de tabelasessenciais.

[pic]

Descrição:

• compressão de áudio, vídeo e dados para formar o elementary stream.

• empacotamento dos elementary stream para formar packetised elementary stream (PES).

• Distribuição dos pacotes PES entre pacotes de transporte de tamanho fixo

• Adição de timestamp ao PES e aos pacotes de transporte

• Adição de Programme...
tracking img