1441422225358

573 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período - 2014/2º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça

Aluno(a): Lorrayne de Carvalho Alves Matrícula: 14215100090 Polo Resende

QUESTÃO ÚNICA – Aulas de 1 a 5
Com base nas unidades de análise eleitas como objeto da Sociologia apresente as formas de explicação sociológica nas perspectivas teóricas de Durkheim (fatos sociais), Weber (ação social) e Marx (modos de produção) e reflita sobre a contribuição desses conceitos para o estudo do turismo como fenômeno social. Mínimo de 30 linhas.

BOA AVALIAÇÃO.

"A Sociologia interessa-se pelo turismo enquanto fenómeno social que se desenvolve de modo contínuo, pela emergência do turismo de massas, pela mudança dos destinos preferidos devido à moda, concentra o seu estudo em certas variáveis como a nacionalidade, a formação, a idade, o sexo, etc., que são fundamentais para a segmentação do mercado turístico." (OMT, citado por Cunha, 2001, p. 130).

Segundo DURKHIEM, seus estudos sobre fatos sociais dizem que o mesmo tem como base a moral social, que seria o coletivo saber o que se deve ou não fazer, assim como e quando. Relacionando esta ideia ao fenômeno social que é o turismo, podemos usar a jornada de trabalho seguida de férias como exemplo, e vê-se que o todo ou sociedade, age de maneira padronizada e fixada por uma ideia proposta à sociedade em âmbitos moralistas, para usufruírem dos benefícios do trabalho e do lazer das férias de forma coercitiva.

Segundo WEBER, as ações tomadas por qualquer um devem ser ou com base em valores pessoais, ou após avaliarem-se os prós e contras assim como os meios, ou então baseados em expressões de sentimento e até mesmo através de tradições culturais. Introduzindo estes conceitos no turismo a fim

Relacionados