1424959589728

604 palavras 3 páginas
Funções essenciais de gestão: 7 – liderar e dirigir
Prof. Rodrigo von Mengden Tomasi

Liderar e dirigir
Tomada de decisão
Liderança
“Liderança é o uso da influência para motivar os funcionários a atingirem as metas organizacionais. Significa criar uma cultura e sistema de valores comuns à empresa, transmitir a todos a idéia dos objetivos e metas e incutir ou despertar neles o desejo de se empenhar num nível mais elevado, motivando-os.” (Daft, 1999)
2

Liderança
A liderança pode ou não superpor-se a autoridade delegada. Trata-se de um reconhecimento tácito de competência do líder, por parte dos liderados.
Líder é aquele que conduz os demais, não importa o cargo ou função que teoricamente ou formalmente ocupe.
Existe muita diferença entre chefia e liderança, muitas vezes temos chefes que não são líderes, vocês já devem ter vivenciado algum dia isto, onde o chefe acaba por ser liderado por algum dos subordinados!
3

Síndromes
Nicholson, afirma que o líder tem contra si um handicap desfavorável de administrar contra a natureza humana representado pelas sete síndromes fatais que afetam as organizações atuais. São elas:
 emoção

reprimida e estresse – a tirania da racionalidade;  falta de autonomia;
 política de baixa confiança;
 discriminação;
 equipes ineficazes;
 decisões ruins;
 gerenciamento pelo medo.
(Nicholson, 2000. Professor da London Business)

4

Tomada de decisão
Os gestores passam o tempo todo tomando decisões. Uma decisão é uma escolha feita dentre as alternativas disponíveis ou imagináveis. A escolha é apenas uma parte da tomada de decisão.
Existem decisões tomadas de forma programada e rotineira e outras de forma não programada e rotineira.

5

Tomada de decisão
A tomada de decisão é o processo de identificar problemas ou oportunidades e então resolve-los. A tomada de decisão envolve certeza, risco, incerteza e ambigüidade. Informações adequadas podem reduzir riscos e incertezas

6

O que é decisão
É uma ato da vontade que, diante de prós e

Relacionados