1419648202013

433 palavras 2 páginas
TRABALHO DE PORTUGUÊS

ALUNO: JOÃO MARCOS DA SILVA
TURMA: 1º B
UNIDADE: DOCTUM MANHUAÇÚ
CURSO: DIREITO

Leia o texto “equívocos”, de José Luiz Fiorin, retirada da revista da Língua Portuguesa, de 7 fev. 2010 para responder a questão 1 do texto:
Do que se trata o texto? Explique.
R: O texto se trata de que a nova ortografia está equivocada, e que não está sendo unificada a língua portuguesa, o que deseja fazer mesmo é a unificação da ortografia. É impossível unificar a língua, pois repetimos o que se pode e se quer tornar uma é a ortografia de acordo com José Luiz Fiorin. Segundo ele o equívoco é que a reforma é tímida, deve mudar radicalmente para simplificar a ortografia e aproximá-la do jeito que falamos. Para ele estamos enganados que se pode escrever como falamos, pois a pronúncia varia de região para região em cada país. Por isso não grafar as palavras tal como se fala. E termina ele escrevendo que não é mais possível mudar completamente a ortografia, ninguém será capaz de mudar sem preparo específico de ler tudo que foi impresso até o momento, com o crescimento das bibliotecas, dos acervos,etc. Não se pode mais pensar em alterar totalmente a ortografia.

Qual o posicionamento do Editorial da Folha de São Paulo em relação à implantação das novas regras ortográficas? Explique. R: A Folha de São Paulo é contrária a reforma ortográfica. De acordo com eles as mudanças terão pouco impacto no cotidiano. Para eles , nem o Congresso Nacional nem o Governo Federal se prepararam para cumprir o decreto do presidente Lula. Nem o governo treinou os seus funcionários para a nova ortografia. A Folha editam que milhões de jovens brasileiros continuarão saindo da escola sem acesso a esse universo de conhecimento.

Redija um texto dissertativo / argumentativo, posicionando-se favorável ou contrariamente à implantação de uma nova reforma ortográfica no Brasil.
R: Na verdade eu sou contra essa reforma devido ás

Relacionados