141862450590

7852 palavras 32 páginas
Fichamento de Citação
FLÁVIA SOARES COUTO
BONAVIDES. Paulo. Ciência Politica. São Paulo: Malheiros, 2011, capítulos 1, 3,
4, 5, 6, 8,9 e 10.
CAPITULO 1-CIÊNCIA POLÍTICA

1. Conceitos de ciências.
“A ciência segundo Aristóteles, tinha por objetivo os princípios e as causas‟‟
(p.25)”.
“A caracterização da ciência implica, segundo inumeráveis autores, a tomada de determinada ordem de fenômenos, em cuja pluralidade se busca um princípio de unidade, investigando-se o processo evolutivo, as causas, as circunstâncias, as regularidades observadas no campo fenomenológico”. (p.26).
„‟Separada a ciência da filosofia, sem graves atritos, aparecendo a primeira como ordem de conhecimentos parcialmente unificados e a segunda como conhecimento completamente unificado dos fenômenos que servem de objeto a toda atividade cognoscitiva, resta saber se é ponto pacífico a classificação das ciências daí resultante‟‟. (p.27).
“Segundo Comte, as ciências são abstratas e concretas‟‟. (p.27).
“A ciência, tomada pela valoração positivista, está acima da filosofia, na medida em que esta se confunde com a metafísica‟‟.(p.28).
2. Naturalistas versus idealistas (espiritualistas historicistas e culturalistas)
“Essa reviravolta metodológica na classificação das ciências, que trouxe por resultado fecundo e imediato a retomada de prestígio das correntes idealistas‟‟. (p.30).
“O século filosófico quis transformar a vida através de uma teoria abstrata e geral da natureza humana‟‟. (p.31).
“O propósito de Dilthey assenta em demonstrar que se pode seguir este ou aquele caminho e empreender em bases empíricas a análise dos fatos da consciência”.
(p.32).

“Indivíduos e fatos compõem os elementos desta experiência, sua natureza é submersão, no objeto, de todas as forças afetivas; o próprio objeto só se constrói paulatinamente sob as vistas da ciência em progresso”. (p32).
“O sentido antinômico da filosofia de Kant, filósofo de quem já se disse que “depois dele nenhum

Relacionados