1418214786543

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da comunicação nos trabalhos em grupo.

Em uma definição bem simples, Grupo é um número de pessoas ou de coisas que forma um todo, ou seja, uma única coisa.
O que caracteriza o grupo humano é o fato de terem os seus membros um objetivo comum.
Ai vê como é importante à comunicação quando um grupo esta destinado a realizar determinada tarefa, ou seja, umaempresa.
Na figura proposta podemos perceber como a falta de comunicação empresarial impacta no desenvolvimento de uma equipe.
Pois se um grupo é caracterizado por finalidades e objetivos em comum, como poderão se desenvolver sem se comunicar? Como haverá compreensão? Fluxo no desempenho da atividade proposta? Simplesmente não há.
No mercado de trabalho atual raramente aspessoas trabalham sozinhas.
O trabalho em equipe ocupa hoje uma importante e considerável parte da estrutura no desenvolvimento da empresa. Pois mesmo os cargos que os trabalhos são desenvolvidos individualmente, depende de uma primeira pessoa, que tem que lhe entregar algo, e assim você também entregará, em algum momento, a junção dessa primeira parte somada a sua parte a um terceiroque ira complementar ou finalizar o trabalho proposto.
E como criar todo esse circulo de desenvolvimento sem uma comunicação saudável? Impossível.
Em resumo a boa comunicação é uma ferramenta muito importante para o crescimento de uma empresa, quanto à formação acadêmica dos profissionais que nela trabalham.
Uma empresa onde a comunicação é falha gera atraso, que gerastress, que gera descrédito no quesito de entrega final.
Enfim, sem comunicação, não há evolução, e esse princípio tem que partir de cada membro que compõe a corporação que atua. Afinal, o seu crescimento depende de você. E se você não colabora com o desenvolvimento da equipe, não estará contribuindo com o seu próprio crescimento.

- Trabalho em equipe

Muitas pessoas, queatuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa.
Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas quetendem a ir além daquilo que foi determinado.
Se no exemplo anterior os integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente não aconteceria a construção dos trilhos de maneira errada, e não seria preciso discutir quem estava certo.
Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter umgrupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.
No trabalho em grupo, seus membros produzem melhor resultado do que se atuassem individualmente, isto é, através da complementação da capacidade, do conhecimento, do esforço individual, da interação entre os membros com entendimentos, pontos de vista, habilidades complementares, os membros do grupo têmretorno para identificar inconsistências e falhas em seu raciocínio e juntos podem buscar ideias, informações e referências para auxiliar na resolução dos problemas.

Um dos aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento de um trabalho em grupo é a colaboração entre seus membros. No trabalho colaborativo, é fundamental que as atividades sejam discutidas em conjunto, ainda que as tarefassejam divididas por subgrupos ou para indivíduos, o todo só será coerente se as partes estiverem afinadas, isto é, todos os membros.
Devem ter conhecimento e "colaborar" no desenvolvimento de cada parte do projeto. São formadas verdadeiras parcerias, que por definição, tudo que se realiza tem um objetivo comum.

- Liderança

Líderes precisam desenvolver competências e...
tracking img