140522940281

885 palavras 4 páginas
1- São ideias apresentadas pelo texto “ A importância da leitura no Ensino Superior” :
I – Muitas vezes o foco das aulas nos cursos universitários é perdido devido às dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos. Utilizando seu conhecimento de mundo, muitos alunos realizam comentários em sala de aula baseados no senso comum, não havendo um real diálogo com os autores propostos.
II – Segundo a concepção sociointeracionista, a construção do sentido do texto se dá a partir de um diálogo ativo entre autor e leitor, onde o segundo confronta seu conhecimento de mundo com as ideias apresentadas no texto, ampliando seu conhecimento.
III – Segundo Paulo Freire, a prática da leitura deve ultrapassar a concepção mecânica. Como a leitura encontra-se presente em todas as fases da vida, ela se relaciona com o contexto, ou seja, a compreensão crítica do texto exige uma “leitura de mundo”.
IV - Segundo a postura proveniente de uma visão estruturalista e mecanicista da linguagem, o ato de ler se opõe à recepção passiva e indiferente que caracteriza a leitura no contexto escolar.
V – Somente através de um resgate às técnicas de leitura do passado será possível recuperar todas as informações acumuladas historicamente e de utilizá-las de forma eficiente. Resposta (A) I, II, III
2- Qual das frases abaixo retiradas do texto.. “ A importância da leitura no Ensino Superior” melhor representa a imagem acima?
( )“O aprender a aprender já se tornou um ponto fundamental e indiscutível em Educação, mas para tanto é imprescindível um leitor proficiente, um leitor que seja capaz de compreender um texto escrito, que seja capaz de se posicionar diante dele com criticidade e que tenha autonomia intelectual. Senão, como buscar novos conhecimentos? Como aprender sem a leitura? Como encontrar soluções para os problemas sem a fundamentação teórica proporcionada através da leitura?”
( )“Entretanto, tem sido demonstrado que os alunos ingressam no curso superior apresentando grandes

Relacionados